quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dia de Reis na Escola Básica de Gandarela

 

O dia de reis,  dia 6 de janeiro, existe para comemorar o dia em que os Reis Magos conheceram o Menino Jesus.

No nosso país é neste dia que acabam as festividades do Natal e retirámos os enfeites natalícios das casas.
Na escola não esquecemos este dia. Então, para o relembrar, as turmas do 6ºE e 6ºF foram a todas as salas alegrando a manhã, lendo o texto sobre o Dia de Reis e A Lenda do Bolo-Rei. 

Esta atividade dinamizada pela professora Dulce Mariano que articulou com a Biblioteca Escolar e a disciplina de História e Geografia de Portugal, Professora Magda Carmo.


O Dia de Reis

 

O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro. Assinala a data em que os três Reis Magos foram conhecer e dar oferendas ao Menino Jesus. Em Portugal, nesta altura, cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos.

Os Reis Magos fazem parte das tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.

Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia.

Os nomes dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Belchior.

Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu, eles puseram-se a caminho e foram até Belém. Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.

 

Belchior Como presente trouxe ouro e ofereceu-o a Jesus como símbolo de riqueza e realeza.

GasparComo presente trouxe incenso para proteger o Messias e atribuir-lhe a divindade.

Baltazar Trouxe mirra, a lembrança oferecida aos profetas e que representa a imortalidade.

 

Foi devido a estas 3 ofertas aquando do nascimento de Jesus, que herdámos a tradição de trocar prendas nesta época festiva

 

Lenda do Bolo Rei

 

Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido, repartiu o bolo em três partes e, aquele a quem saísse a fava, seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.

Assim, ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e, como tinha sido feito para escolher um rei, passou a usar-se como doce de Natal.

Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas  simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.



Sem comentários: