quarta-feira, 23 de março de 2022

MÊS DOS AFETOS

 A celebração da semana dos afetos, para os alunos do 6ºE e F, foi assinalada com o desafio de realizarem, a pares, um selo postal adesivo, para colocar no gigante bilhete-postal, de dupla face, que se afixou na entrada da escola.

O mote da atividade foi lançado e agarrado com entusiasmo pelos alunos. O desafio era Expressar o amor… de “Ulisses e Penélope” (obra que estava a ser lida em português). E todos concordaram que estas personagens vivem uma história de amor que não esmorece com a distância nem com a passagem do tempo.

É interessante analisar cada selo postal adesivo e perceber como cada par expressou a sua sensibilidade, através de traços simples, cheios de cor e purpurinas… Os alunos manifestaram expressões de amor carinhosas, de cumplicidade e cheias de saudade.

Foram apresentadas as 12 propostas de selos, 6 do 6ºE e 6 do 6ºF e no dia 7 de março, na Biblioteca Escolar, decorreram as votações. Os eleitores definidos no regulamento do Concurso – foram os alunos do 5ºE e F, professores e assistentes operacionais. Cada um, no boletim de Voto, escolheu o selo que para si melhor representa o mote da atividade - Expressar o amor de “Ulisses e Penélope”.

No dia 14 de março os vencedores do concurso de selos, do 6ºE, Maria João e Rodrigo, e do 6ºF, Rúben e Tiago - receberam o diploma e o prémio - definido no regulamento do Concurso - da Coordenadora de Estabelecimento, Professora Leonor Castro.

A atividade foi realizada para assinalar a “Semana dos afetos” e partiu do estudo do conteúdo histórico, os meios de comunicação, nomeadamente a divulgação do Bilhete-Postal, na 2ª metade do século XIX, bem como a introdução do 1º selo postal adesivo com efígie de D. Maria II.

O bilhete-postal, de dupla face, vai seguir para os CTT, e todos nós já estamos a imaginar a alegria de Penélope a ler as palavras de Ulisses, escritas pelas mãos dos nossos alunos na aula de português.

Celebrar o amor é a melhor forma de se Viver.

Atividade em articulação com HGP, Português, Educação Visual e Biblioteca Escolar
















Sem comentários: