segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dia Mundial de Luta contra a Sida

Dia 1 de Dezembro assinala-se o Dia mundial de luta contra a SIDA. De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas com o VIH por todo o mundo. Em 2008 terão morrido dois milhões de pacientes com SIDA.
O que é a SIDA?

A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).

Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões.

A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

Fonte: http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/

O Vírus da Imunodeficiência humana







MTV Portugal exibe documentário 'Me, Myself & HIV'

29. 11. 2010  - 09.21H
No Dia Mundial da Luta Contra a Sida, dia 1 de Dezembro, a MTV Portugal transmite em exclusivo, às 19h00, o documentário Me, Myself & HIV. Trata-se de um relato único sobre a realidade de ser jovem e portador de HIV em pleno século XXI.
Num formato que já provou ser eficaz junto do público da MTV, este documentário de uma hora segue a "viagem" de dois jovens em 2010 que vivem com sida: Angelikah dos EUA e Slim da Zâmbia.
Na primeira pessoa, a história é relatada desde a fase em que decidiram fazer o teste até ao momento em que souberam os resultados e o seu dia-a-dia actual com todas as condicionantes sociais de se ser portador de HIV, nomeadamente no que respeita a namoros, trabalho e viagens.
Em Portugal, Me, Myself & HIV conta com o apoio da Associação Abraço, que disponibiliza a sua linha de apoio gratuita em toda a comunicação sobre o documentário e no final do mesmo.
O site da MTV Portugal terá um espaço dedicado a este trabalho, com conteúdos sobre o documentário e informação, guias, estatísticas e links úteis acerca da sida. A ideia é quebrar estereótipos e estigmas sociais.
                                       in Destak - O primeiro diário gratuito em Portugal

Sem comentários: